SP e RJ: 76% dos Roubos de Cargas; Bahia com Maior Alta

13/11/2023

Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco estão entre os dez estados com mais ocorrências, segundo dados “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”

Segundo dados do “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o Brasil registrou 17.230 eventos de roubos entre janeiro e julho deste ano — um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022. A grande maioria desses casos foram registrados nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro (76%), segundo dados do Centro de Inteligência da Overhaul, que classificou os embarques no Brasil sob “grave risco de roubo de carga”.

De acordo com a empresa, 87% das ocorrências se concentram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Tais dados, presentes no relatório, apontam a concentração nessas regiões como estável nos últimos anos, indicando forte relação dos roubos com os locais de maior circulação de mercadorias.

Porém, a pesquisa sinaliza que o maior crescimento de roubos no segundo trimestre ocorreu na Bahia, que passou de 1% a 5% dos eventos em todo o país no período de um ano.

Os dez estados com maior número de roubos (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), representam 98% dos casos ocorridos no segundo trimestre deste ano.

SOLUÇÕES:

Segundo o estudo, além da importância do aprimoramento do uso da tecnologia a bordo dos veículos, a contratação de profissionais qualificados é essencial para coibir esse tipo de crime.

As organizações que operam o transporte e armazenagem de cargas devem apostar em especialistas em gestão de riscos da cadeia de suprimentos, uma vez que são estes que planejam e organizam ativamente as viagens.

Entre em contato

Utilize nossos canais de atendimento para falar conosco. Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas. Conte com a Nativa Transportes.