Relatório identifica 16 desafios de logística urbana no Brasil

08/11/2023

Documento elaborado pelo Programa de Logística Verde Brasil mapeou detalhes e perspectivas das operações urbanas, conectando a temas como polos logísticos e eletromobilidade

Não é de hoje que a distribuição urbana é pauta na agenda da logística brasileira — nem que se trata de uma espécie de “elefante branco”. Em 2017, a Fundação Dom Cabral publicou o estudo “Custos logísticos no Brasil”, que trazia a distribuição urbana correspondia a 23,4% do custo das operações brasileiras — atrás apenas do transporte de longa distância, com 40,1%.

A logística brasileira abrange diversos assuntos importantes devido à sua extensão territorial e à complexidade das operações de transporte e distribuição no país.

No entanto, um debate que vem ganhando bastante notoriedade é sobre a Logística Reversa como uma solução para o aquecimento econômico e sustentável do Brasil.

A logística reversa, conceito que ganhou força em 2010 e consiste em um conjunto de procedimentos e práticas em que os resíduos são coletados para o reaproveitamento de empresas ou descarte ambiental correto, ainda é um procedimento que está em fases iniciais no país.
Entre os principais desafios da implementação da logística reversa está a infraestrutura limitada de algumas regiões, conscientização ambiental e dúvidas sobre a eficácia do processo.

Para responder a essa demanda, sua empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento desses itens, estabelecendo meios de controle do fluxo e das informações logísticas dentro de sua estratégia.

Entre em contato

Utilize nossos canais de atendimento para falar conosco. Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas. Conte com a Nativa Transportes.